Danglei

Pequena biografia

Professor de literatura brasileira na Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras (2003), doutorado em Letras pela mesma instituição (2006) e pós-doutorado em literatura brasileira pela USP (2012). Coordenador de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓSLIT/UnB) no biênio 2017-2019. Líder do Grupo de pesquisa "Historiografia literária, cânone e ensino".

Interesses de pesquisa

Poéticas do século XIX e sua atualidade.

Diversidade e revisão do cânone literário no Brasil

Historiografia literária brasileira

Relações entre literatura e ensino.

Grupo de Pesquisa

Historiografia literária, cânone e ensino

Filiação em Sociedades Científicas e centros de Pesquisa

• Membro da Associação brasileira de Literatura Comparada -ABRALIC.
  • Membro do Núcleo de estudos Historiográficos de Mat Grosso do Sul
  • Professor de literatura brasileira na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB.

Projetos de Pesquisa atuais:

Questões em torno do ensino de literaturas em Língua Portuguesa em Brasília/DF;

Antropofagia e identidade na representação do indígena na literatura brasileira;

Historiografia e cânone: o abjeto, o perverso, o animal

Algumas publicações

PEREIRA, D. C. Nas linhas de Ariadne: ensino de literatrua em debate. 1. ed. Campinas/SP: Pontes editores, 2017. v. 1. 250p .

PEREIRA, D. C. Dissolução do inferno em movimento: a poesia incontida de Sousândrade. 1. ed. Campinas/SP: Pontes editores, 2018. v. 1. 250p .

PEREIRA, D. C. Antropfagia e identidade na representação do indgenana literatura brasileira. 2018.

PEREIRA, D. C. ; PRECIOSO, A.L. Fazeres poéticos em Manuel de Barros e Pedro Casadáglia, 2018.